sábado, 15 de março de 2008

Amelie? Prazeres? Fabuloso destino?





"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” é um dos meus filmes prediletos. Quase toda resenha sobre ele diz tratar-se de uma obra sobre “garota francesa que um dia descobre um tesouro de criança em seu apartamento e, após encontrar o dono, decide fazer coisas boas por várias pessoas”. Sim, esse é o pano de fundo e a primeira metade do filme. Mas, eu acredito, a intenção ali era outra: falar sobre ridículos e corriqueiros prazeres da vida. E como cada pessoa se torna diferente das outras por causa disso.

A cada vez que apresenta um personagem, o narrador diz as coisas que aquele indivíduo ama ou odeia. A própria Amélie tinha preferências e incômodos banais. Ela amava colocar a mão toda no saco de lentilha, quebrar a casquinha do creme brullé com a colher e olhar a cara das pessoas no cinema quando a luz estava apagada. E detestava, entre outras coisas, gente de filme que dirige olhando pro lado.

Depois desse filme, passei a acreditar mais do que nunca: pessoas são apenas isso mesmo, aglomerados de manias miúdas, neuroses bobas e muito reveladoras.

Seria ótimo se, como no filme, fôssemos apresentados com o rol de três “amo” e três “odeio”. Você conhece a pessoa e recebe o cartão: “Fulano adora cheiro de grama cortada, adora repintar a cerca a cada seis meses e adora cachorros com nome de gente, tipo Arnaldo. Fulano odeia: velas escorridas, som de telefone e cadarço desamarrado”.
Pronto! Já saberíamos que o tal Fulano é apreciador da vida natural, não é preguiçoso e tem senso de humor. E que ele sente medo da morte, mas fica muito bem sozinho e é bastante organizado. Fácil, hã? Pelo menos para quem, como eu, tira conclusões precipitadas sobre as pessoas...



Como não ligo de ser cobaia em troca de provar um ponto de vista, posso contar as minhas próprias pequenezas.


_Eu amo
Cantar bem alto no chuveiro (e isso é sempre!)
Guardar tudo numa caixa (até pessoas!)
Deitar na rede com meu avô

_Eu odeio
Barulho de máquina de dentista
Esperar na fila da xerox da faculdade
Ser impedida de algo


Para quem já leu e releu, a conclusão pode ter sido esta: eu sou uma garota que curte o estilo retrô, que tem uma certa queda por fantasiar a vida, que é metódica até demais. Gosto de me sentir livre e não sou lá muito sociável.

Quem não tem medo de expor suas loucurazinhas obtusas, pode vir brincar também. Os personagens do Fabuloso Destino de Nathália Andrade são revelados diariamente e continuam aí, me encantando.




2 comentários on "Amelie? Prazeres? Fabuloso destino?"

Unknown on 15 de março de 2008 às 20:51 disse...

eu amo: aviao decolando, pao frances quente, voltar pra casa.
eu odeio: o sbt, a voz da marilia gabriela, e o teu sumico.

saudade.

Unknown on 15 de março de 2008 às 20:52 disse...

call me when you get this

Followers

 

My Blog List

Welcome





i keep a book of feelings. Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez